sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A MULHER CRISTÃ: CHAMADA PARA ADORAR


Para quê, em primeiro lugar, Deus lhe chamou?


No princípio de todas as coisas, Deus criou a mulher da costela de Adão. No original hebraico, a palavra traduzida como “costela” é a palavra tsela’, que significa lado.

A criação da mulher fazia parte do plano de Deus para toda humanidade, tanto Adão, quanto Eva, foram criados à imagem e semelhança de Deus para dominar sobre toda a sua criação. E Eva foi criada para estar ao lado de Adão.

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. ” (Gênesis 1:28)

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele... E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. ” (Gênesis 2:18,20-22)



Somos criação de Deus, com autoridade conferida por Ele para dominar ao lado do homem, mas, esse papel de ajudadora, veremos nas próximas postagens.

Então, para que fomos chamadas?

Vamos meditar um pouco no texto a seguir.

“E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento. ” (Lucas 7:38)



O texto refere-se a mulher pecadora que foi à casa de um fariseu, lugar onde Jesus estava. Ela ajoelhou-se aos pés do mestre e começou a chorar. Ali, com seus longos cabelos, começou a limpar a poeira dos seus pés, lavando-os com suas lágrimas e beijando-os. Mais ainda: derramou unguento, óleo valiosíssimo, sobre os pés de Jesus. Esse foi um ato de total adoração.

Vamos entender o que é adoração

No Antigo Testamento, a palavra adoração traduzida do hebraico, abhôdhâ, estava relacionada ao significado de "serviço". Aquele serviço prestado pelo escravo ao seu Senhor.

Já no Novo Testamento, a palavra traduzida do grego para adoração é proskyneo. Empregada no sentido de prostração, da mesma forma como visto, anteriormente, com a pecadora que lavou os pés de Jesus.



Jesus traz, ao conceito de adoração, uma nova conotação, fazendo-nos compreender que a adoração vai muito mais além do que o serviço prestado pelos sacerdotes e levitas nos tabernáculos e templos do Antigo Testamento. A adoração é uma vida de dedicação a Deus, renunciando tudo aquilo que não está de acordo com sua soberana vontade.

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. ” (João 4:23,24)

Adorar não é somente levantar as mãos e cantar, mas alegrar-se em seu espírito, exultando a Deus de todo o coração.

“Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; ” (Lucas 1:46,47)

“Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. ” (Sofonias 3:14)

Quando entendemos o significado real da adoração (reverência + prostração + rendição + honra + serviço), passamos a buscar uma vida de dedicação verdadeira a Deus, e as demais coisas como ministério, trabalho, estudos, passam a ser secundários.

Não quero dizer aqui que estas áreas devam ser esquecidas ou que são sem importância, mas que devemos priorizar uma vida de comunhão e intimidade com Deus, sem a qual não poderemos desfrutar da Sua presença.

À mulher, sempre foram atribuídas muitas atividades, e, na atualidade, essas atividades multiplicaram-se. Casa, filhos, marido, mercado de trabalho, ministério, estudos, enfim, muitas opções que podem confundir o propósito verdadeiro para o qual fomos chamadas.



Nascemos para sermos adoradoras. Adoradoras do Pai, em espírito e em verdade.

"Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão. Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; Moços e moças, velhos e crianças. Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor." (Salmos 148:1-14)

Quando entendemos o real propósito da nossa criação, passamos a ser bem-sucedidas nas demais áreas das nossas vidas, pois, através da adoração, Deus é glorificado, e isso traz vitória, e a vitória nos leva a adorar novamente, transformando-se em uma situação permanentemente favorável a nós.

Nas próximas postagens, continuaremos falando sobre a mulher cristã em seus mais importantes papéis, além, é claro, de ser adoradora do Rei Jesus!

“Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” (Êxodo 15:20,21)

Que a paz de Cristo possa habitar continuamente em vossos corações!

Até a próxima,

Diaconisa Rulyanne Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...