quarta-feira, 5 de julho de 2017

VOCÊ TEM VALOR... E, UM CHAMADO!



"Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mateus 6:26)

Atualmente estamos vivendo num mundo em que a valorização do ser humano está cada vez mais relacionada aos valores exteriores, como o que temos, o que somos, cargos que ocupamos, títulos acadêmicos, a aparência, o lugar onde moramos, entre outras coisas, as quais, o homem tem projetado um alto valor a elas.


As escrituras nos dizem que Deus não está interessado somente nas coisas que estão por fora, mas, fundamentalmente, nas que estão dentro de nós.

"O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura de vestes, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus." (1 Pedro 3:3,4) 

Pode ser que as pessoas ao seu redor não vejam qualidades em você, beleza ou um futuro promissor, mas podemos nos lembrar de um exemplo bíblico bem conhecido, o do rei Davi.

Davi passou por algo semelhante quando o profeta Samuel, enviado por Deus, foi ungir o futuro rei de Israel. Jessé, pai de Davi, fez passar diante do profeta todos os filhos que ele julgava que seriam adequados para participarem do sacrifício e, até o próprio profeta, ao olhar Eliabe, um dos irmãos de Davi, julgou ser ele o ungido do Senhor.

"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (1 Samuel 16:7)

A sociedade pode não lhe valorizar, não lhe compreender, as circunstâncias dizem que não irá conseguir e até você se sente incapaz, mas Deus nos diz exatamente o contrário em sua palavra porque é Ele quem nos quer para si, para cuidar de nós, nos livrar do mal e nos guiar.

"Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto." (Salmos 100:3) 

Foi o homem quem se afastou do seu criador por causa do pecado e não o contrário. Ele teve que nos comprar de volta pagando o salário para o nosso resgate, que é a morte, como a própria bíblia diz em romanos. Jesus, o filho de Deus, morreu para pagar a nossa dívida. Se você crer em Jesus Cristo sinta-se importante, amado e especial porque ele mesmo pagou um alto preço por mim e você.


"...sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes de vossos pais, mas com precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós..." (1 Pedro 1:18-20)

Você já parou para pensar nesse amor? Em como alguém pode dar sua própria vida para que você tenha vida eterna? Pois é. E não acaba só aí.

O valor que Deus atribui a cada um de nós é tão grande que Ele também nos confiou algo para fazer. Além de valorizados, nós temos um chamado. 

Poderia um rei atribuir a alguém menos importante a tarefa de anunciar as suas virtudes? Não!

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..." (1 Pedro 2:9)

Durante muito tempo eu acreditei que para servir a Deus ou ser amada por Ele eu precisava ser perfeita e sofri muito nesse período. Com o passar do tempo, buscando ao Senhor em sua palavra e através da oração, Jesus foi me revelando que tudo que eu mais precisava era de um coração disposto a amá-lo e serví-lo, ainda que com imperfeições. Isso, de fato, foi renovador para a minha fé e autoestima, porque quando entendi que nada que eu fizesse ou tivesse me tornava digna do seu amor, as percepções do mundo exterior deixaram de atormentar o meu interior e eu pude, verdadeiramente, desfrutar com maior intensidade do maravilhoso amor de Deus por mim.

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." (Provérbios 3:5,6)

Não é algo que vem do nosso próprio entendimento e sim, do reconhecimento de Cristo em nossas vidas. Sobre esse ponto, a escritora Lucia Alexis Gainer fala que Deus não requer que sejamos perfeitos, mas que estejamos dispostos. Ela explica que Deus quer contar conosco para sua obra, mas precisa simplesmente que possamos abrir o nossos corações para Ele. 


"...tendo iluminado os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos..." (Efésios 1:18)

Deus viu o coração de Davi, viu que além do pastor de ovelhas, aquele menino tinha potencial para reinar, embora seu próprio pai e o profeta Samuel não o enxergassem dessa forma. Ao invés de ficar chateado, deprimido, isolado, descontente com as impressões feitas a ele, Davi se sentiu valorizado por Deus. Algo mudou após aquele momento, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi e ele deu lugar para que Deus começasse nele a preparação para o chamado que Deus tinha em sua vida.

Tem uma canção muito conhecida que diz assim "Você tem um valor, o Espírito Santo se move em você". O Espírito Santo se move em nós para que avancemos naquilo para o qual fomos chamados a fazer. Em Atos, capítulo 2, todos que estavam reunidos no dia de Pentecostes foram cheios do Espírito Santo e a partir daí começaram a anunciar a palavra com grande ousadia e houve um grande crescimento da igreja na época. O Espírito Santo que se move em nós e que nos torna valorosos quer que prossigamos em buscar e atender ao chamado que Deus traçou para cada um de nós. 

Eu tenho buscado atender ao meu chamado e você, amado do Senhor, sabe qual é o seu?

Que a paz de Cristo possa habitar continuamente em vossos corações!

Até a próxima,

Diaconisa Rulyanne Silva





9 comentários:

  1. Muito boa reflexão, Rulyanne. Possamos nós enxergar o agir de Deus em todas as situações em nossas vidas, nos abstrando de nossos próprios entendimentos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, irmã Rulyanne. Muito edificante!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto Ruly !. Como é bom sabermos que temos um Deus-Pai que cuida a todo instante de nós.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto Ruly !. Como é bom sabermos que temos um Deus-Pai que cuida a todo instante de nós.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Gilmara. Deus é bom em todo tempo.

    ResponderExcluir
  6. Glórias a Deus por está maravilhosa palavra, uma abençoada reflexão que nos ensina as maravilhas do Senhor e nos edifica espiritualmente, como é um grande ensinamento para vivermos em paz e no amor de Cristo. Parabéns, irmã Rullyanne.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada mãe. Glórias a Deus por tudo.

    ResponderExcluir

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...