quarta-feira, 7 de março de 2018

ONDE VOCÊ TEM BUSCADO ALEGRIA?



A alegria é um sentimento que todos buscam, e, muitos dizem que ela é resultado de uma paz interior. 

Atualmente, existem publicações, livros e palestrantes no mundo inteiro que discutem sobre os principais passos ou segredos para se alcançar a verdadeira felicidade.

Nessa busca pela tão sonhada felicidade, observamos as pessoas procurando esse sentimento, em festas, no dinheiro, na fama, nas relações sociais, nas drogas, na bebida, no sexo, enfim, numa variedade de opções que são passageiras e, muita delas, enganosas.

O mais engraçado de tudo é que, apesar de dizerem que a alegria é uma harmonia ou paz que vem do nosso interior, vemos as pessoas buscando-a em elementos exteriores.

Ora, se todas essas coisas trazem a desejada felicidade e uma alegria permanente, porque existe tanta gente infeliz, triste e depressiva?



O site "O Globo" publicou em 23/02/2017, uma matéria que fala que o Brasil é o país mais deprimido da América Latina, informação apontada pela Organização Mundial de Saúde. São 11,6 milhões de brasileiros sofrendo com depressão e distúrbios de ansiedade. Ver link https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/brasil-o-pais-mais-deprimido-da-america-latina-aponta-oms-20969009.

Na Bíblia, a palavra alegria é citada mais de 150 vezes. De alguma forma, existe uma relação entre Deus e essa palavra tantas vezes colocada. Vejamos o que nos diz as Escrituras.

DEUS, A FONTE DA ALEGRIA

É muito bom saber que Deus é aquele capaz de encher as nossas vidas de alegria, pois o seu reino é de alegria e na sua presença há plenitude dela (Salmos 16:11).



"Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. " (Romanos 15:13)

"Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;" (Romanos 14:17)

Agora vejam que essa alegria é no Espírito Santo, pelo poder do Espírito Santo, e não, algo que encontramos no mundo aí à fora. Para desfrutar dessa alegria é preciso receber o Espírito Santo de Deus e isso ocorre quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e, gradativamente, vamos nos afastando do pecado.

"É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com joias." (Isaías 61:10)

O pecado é capaz de roubar a nossa alegria, mas a salvação e uma vida em comunhão com Deus pode nos restituir essa alegria roubada pelo pecado. Observem pessoas que vivem em práticas contrárias a palavra de Deus, elas podem até ter momentos de alegria, mas não sabem o que é o gozo constante proporcionado pelo Senhor.



"Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer." (Salmos 51:12)

No versículo acima, o salmista pede para ser sustentando com um espírito pronto a obedecer, sabe porquê? Porque a obediência aos mandamentos de Deus nos afasta do pecado e atrai a alegria de Deus para as nossas vidas, mas uma alegria completa e não passageira. Algo celestial e não o que o mundo oferece.

"Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa." (João 15:10-11)

A CONFIANÇA EM DEUS NOS ALEGRA

Você pode estar curioso para saber, mas que alegria é essa? Como ela é?

Não dá para traduzir em palavras, é algo extraordinário! Só experimentando para saber.

Eu decidi escrever sobre ela para que tenhamos a certeza que mesmo em meio a esse mundo difícil que estamos vivendo, em meio a crises de todos os lados, debaixo de pressões, circunstâncias difíceis e dolorosas, Deus é a fonte inesgotável de uma alegria eterna e indescritível. Aleluias!

"Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e, apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas." (1 Pedro 1:8-9) 


  
É preciso confiar em Deus e no que diz sua palavra (2 Coríntios 4) para termos a convicção que apesar de atribulados, não somos angustiados, que apesar de perplexos por coisas que nos assolam, não desanimamos, mesmo perseguidos pelo inimigo das nossas vidas ou por pessoas que não nos compreendem, não estamos desamparados, mesmo abatidos, não seremos destruídos! Oh, glória!

Isso não nos dá esperança? E apesar dos pesares, não podemos repousar em tranquilidade e sermos felizes em Cristo Jesus?
  
"Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo," (Salmos 16:8-9)

"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança." (Tiago 1:2-3)

A ALEGRIA DO SENHOR É NOSSA FORÇA

Agora sabermos que Deus é a nossa fonte de alegria, que mesmo em meio às dificuldades se perseverarmos em obedecer aos seus estatutos, depositando a nossa confiança Nele, ainda assim, poderemos desfrutar da alegria.

Tem mais: Deus, ainda tem algo fantástico para nos revelar através da sua alegria. Ela nos fortalece! Aleluias!



"E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". (Neemias 8:10)

A própria Palavra de Deus nos adverte a não nos entristecermos, porque se a alegria é a nossa força, então a tristeza nos enfraquece porque ela abate nossa fé. Sem fé é impossível agradar a Deus, e, tudo que não provém da fé é pecado. 

Alegria é força. Deixe que a alegria de Cristo entrar na sua vida, no seu lar, na sua família. Fortaleça sua família com a alegria do Senhor. Família feliz é família forte. 

Não procure alegria passageira, mas sim a eterna. Você a alcançará por meio de uma vida com Cristo, em obediência e com confiança Nele. “Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!” (Salmos 122:1). Agora, talvez, você consiga compreender porque existe tanta alegria nos cultos, porque os cristãos vão tão alegres para a igreja, mesmo passando pelas mais diversas dificuldades.

"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se! " (Filipenses 4:4)



NO FIM, TUDO TERMINA EM ALEGRIA

O próprio Jesus suportou todas as dores e aflições pelas quais ele passou porque sabia do que Deus havia preparado para Ele e que tudo terminaria em alegria.

Você pode está passando por dificuldades, profundas tristezas e não ter motivos para se alegrar. Acorda e adormece com lágrimas nos olhos, mas saiba, em meio a tudo isso, você ainda pode sorrir. Entre na presença de Deus, entregue-se a Ele com confiança e você poderá desfrutar da sua alegria e ser fortalecido por ela.

"tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus." (Hebreus 12:2)



"Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém tirará essa alegria de vocês." (João 16:22)

Um dia veremos a Cristo e nos alegraremos com Ele e ninguém poderá tirar isso de nós. Será eterno, não durará apenas uma noite, ou enquanto durar o efeito de uma substância, será para sempre, porque “...Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).

As aflições dessa vida têm prazo determinado para encerrarem, suas lágrimas um dia cessarão, mas o que Deus tem preparado para cada um de nós é tremendo e com certeza nos trará muita alegria.

"O que o justo almeja redunda em alegria, mas as esperanças dos ímpios dão em nada."



Até a próxima, com a graça de nosso Salvador.

Dioconisa Rulyanne Silva.

3 comentários:

  1. Fui muito encorajada por suas palavras, minha irmã ! Que Deus continue derramando sabedoria do alto sobre ti!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Bruna querida. Que o nosso Deus continue nos usando.

    ResponderExcluir

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...