sexta-feira, 22 de setembro de 2017

A MULHER CRISTÃ E O SEU PAPEL DE ESPOSA


Como dito na postagem anterior, a criação da mulher fazia parte do plano de Deus.

O homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus, sendo que o homem foi formado do pó da terra e a mulher da costela de Adão. Essa é a prova que Deus não tinha a intenção de deixar o homem sozinho.

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. ” (Gênesis 2:18)

“E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. (Gênesis 2:23)


A intenção de Deus sempre foi de trazer uma auxiliadora para o homem, e, isso, não tem relação alguma com o valor da mulher, e sim, com uma de suas funções, a de esposa. A mulher não perde seu valor por assumir o papel de auxiliadora ao lado do homem.

Logo após a criação do homem e da mulher, vemos Deus instituindo o casamento e, nesse relacionamento, homem e a mulher, com papéis diferentes, assumindo um compromisso de fidelidade (apegar-se) e intimidade, caracterizado pela união física (serão ambos uma carne).

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. ” (Gênesis 2:24)

O casamento, diferentemente de qualquer outro relacionamento, é uma aliança feita não somente com o cônjuge, mas com Deus, para a durar a vida toda. É necessário amor, fidelidade, dedicação, compromisso e fé, para desempenharmos, com zelo, cada qual seu papel, de esposo e esposa.

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. ” (Mateus 19:6)

O PAPEL DA ESPOSA

Auxiliadora idônea
A mulher vem para cumprir algumas tarefas específicas dentro da família, como criação de filhos, cuidados com o lar, auxiliando seu marido em tudo, complementando o homem.

É interessante percebermos que na Trindade, a três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) têm o mesmo valor, ninguém é mais importante que outro, mas Deus é a cabeça de Cristo, assim como Cristo é a cabeça da igreja e o homem é a cabeça da mulher. No casamento, temos duas pessoas, o marido e a esposa, unidos em uma só carne, assim como Deus, Cristo e o Espírito Santo são um só Deus.

A palavra ajudadora ou auxiliadora muitas vezes é interpretada com uma conotação de inferioridade, mas na verdade, traz em seu conceito um sentido mais que digno, por não estar relacionado à inferioridade ou superioridade e sim, na diferenciação do papel desempenhado por cada um.

Da mesma forma que Cristo veio à terra ajudar ao seu Pai a executar o plano da salvação humana, e, nem por isso, Ele se encontra numa situação de inferioridade diante de Deus, a mulher veio para auxiliar o homem na sua missão designada por Deus. Gosto de dizer que a mulher é o co-piloto do homem.

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. ” (Gênesis 2:18)



A esposa precisa assumir o papel de auxiliadora do homem, pois ele, de si mesmo, precisa de alguém, ao seu lado, ajudando-o no processo de construção da sua família. Como está escrito em Provérbios, a mulher sábia edifica a sua casa. Trazendo aqui para a nossa reflexão, podemos dizer que a esposa sábia ajuda ao marido a edificar a sua casa.

Respeitadora

A esposa deve honrar o seu marido, evitando condutas do tipo falar mal, provocar, debochar, desdenhar, andando sempre em acordo, em unidade com seu esposo. 

Vejamos o que diz a palavra de Deus sobre essa questão do respeito.

"Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido." (Efésios 5:33)

Submissa

A submissão é um tema que intriga muitas mulheres por não compreenderem bem o que as Escrituras dizem a esse respeito.

Mas o que é submissão? Vejamos a referência bíblica abaixo que trata muito bem o tema.

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela...” (Efésios 5:22-25)

Vejamos que a submissão do verso acima, utilizada com o verbo “sujeitar”, no sentido de “colocar em sujeição” ou “submeter ao controle de alguém”, não destaca Cristo como o “dominador” do relacionamento Cristo x Igreja, e, sim como líder, um líder que, inclusive, serve à igreja. Da mesma forma, o homem assume o papel de líder da esposa, que está debaixo dessa liderança.




É uma relação de autoridade, a qual deverá ser exercida pelo marido com amor e entrega, e, pela esposa, sem resistência. Não é uma relação de superioridade ou inferioridade entre as partes envolvidas. Essa relação esposa x marido nada tem haver com opressão de uma parte sobre a outra.

A esposa deve procurar andar em harmonia com seu marido, principalmente, no que diz respeito a tomada de decisões. Dizemos que somos boas esposas, no entanto, em algumas ocasiões, agimos em discordância com os nossos maridos e isso é insubmissão.

“Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. ” (Colossenses 3:18,19)

Ser submissa é reconhecer a autoridade conferida, por Deus, ao marido, sem resistir e anular-se, pois Deus criou a mulher para estar ao lado do marido, e não, abaixo ou acima, auxiliando-o, em todo momento. 

Carinhosa

Toda esposa deve amar seu esposo.

Não se pode privar o marido do seu corpo, porque a ele pertence. Se vingar ou castigar o marido com greve de sexo não é atitude de uma esposa cristã, pois não está de acordo com a palavra de Deus.

 “A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. ” (1 Coríntios 7:4,5)

Não cumprir as obrigações conjugais com seu marido é roubar o que lhe é devido.

“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. ” (1 Coríntios 7:3)

Tanto o homem como a mulher têm a obrigação de satisfazer os desejos sexuais do outro, registrando aqui, que tanto a ausência como a presença dessa satisfação, devem existir com consentimento de ambas as partes.



Dona do lar

Vivemos num mundo em que a mulher está fora da sua casa, na maior parte do tempo, e, isso tem trazido grande prejuízo às famílias.

É possível trabalhar fora e cuidar da sua casa?

Sim, com mais dificuldades e esforços, mas é possível.

O ideal é que ela disponha de tempo suficiente para isso. A mulher precisa administrar as prioridades (tempo para Deus, para a família, para o lar, para o ministério, etc.), quando se trabalha fora, tudo fica mais difícil.

Em Provérbios 31, observa-se que tipo de esposa a mulher cristã deve ser.

O capítulo retrata uma mulher virtuosa rara hoje em dia. Trabalhadora (planta uma vinha com o fruto de suas mãos), sábia (abre a sua boca com sabedoria), diligente (está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça), auxiliadora para o sustento (faz panos de linho fino e vende-os), etc.




Essa mulher que é uma eficiente esposa administradora do seu lar, é reconhecida por seus filhos e marido (Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva)E quem conhece melhor a mulher do que sua própria família? Há crédito para esses “elogios”, pois são os que convivem conosco todos os dias, aqueles que conhecem o nosso caráter.

“Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. ” (Tito 2:4,5)

“Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; ” (1 Timóteo 5:14)

É importante a esposa governar sua casa para não dá oportunidade para satanás armar ciladas contra a família.

Ela pode até estar fora por um tempo, ter que alguém para ajudá-la com as atividades domésticas, mas ela precisa conhecer as peculiaridades do seu lar, da família, organizar as coisas a sua maneira, deixar sua marca, seu tempero, seu amor espalhado pela casa.

Não entregue, jamais, o governo da sua casa a terceiros!




Nós, mulheres cristãs, fomos chamadas para adorar a Deus, em primeiro lugar, mas não podemos nos esquecer de que Deus nos criou da costela de Adão para estarmos ao lado do homem, auxiliando-o, ajudando-o, aconselhando-o, edificando a casa juntamente com ele, respeitando-o e amando-o. Para isso, também, fomos chamadas.

Deus nos criou para adorá-lo, mas, também, para ser algo excelente, uma benção para o homem. É esse o desejo de Deus para as esposas.

Seja você, minha amada, essa benção para seu marido.

“Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor. ” (Provérbios 18:22)

Que a paz de Cristo possa habitar continuamente em vossos corações!

Até a próxima,


Diaconisa Rulyanne Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...