sexta-feira, 18 de agosto de 2017

PROFETIZANDO E TRAZENDO VIDA


É muito comum as pessoas dizerem por aí que alguém ou alguma coisa está sem vida. Quando ouvimos isso, não, necessariamente, significa dizer que a pessoa morreu fisicamente, mas, na maioria das vezes, indica que esse ser ou objeto não tem mais brilho, beleza, motivação, ânimo, prazer, entusiasmo, boa aparência, etc.

Muitas vezes essa situação de "morte" não vem da pessoa, e sim, do "vale" em que ela se encontra, em determinadas áreas da vida dela, levando-a, consequentemente, a um estado que vai transparecer falta de vida.

Vejamos o que nos diz as Escrituras em Ezequiel 37:1, "Veio sobre mim a mão do Senhor; e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos,...".

Ao que tudo indica, essa visão dada ao profeta Ezequiel, ocorreu algum tempo depois da destruição de Jerusalém, por volta de 586 a.C.

Observem no versículo acima, que foi Deus quem levou Ezequiel ao vale. Ezequiel não estava morto, mas foi conduzido pela mão de Deus a um vale cheio de ossos. Um vale sem vida. Uma cena de morte. Os cadáveres já estavam ali, comidos pelas aves.


Agora dá para imaginar as feições de Ezequiel no meio desse vale? Será que ele tem motivos para parecer animado e entusiasmado? E por quê Deus o levaria para uma situação dessas?

Precisamos entender, primeiramente, que a situação já existia, "Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel..." (Ezequiel 37:11). O ossos simbolizavam a nação de Israel, numa dimensão espiritual. Isso era consequência do pecado (idolatria e adoração pagã) do povo.

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia." (Mateus 23:27)

Em segundo lugar, é necessário ter uma visão ampla do vale no qual nos encontramos, por isso Deus o levou para o meio. Deus faz isso com o objetivo de nos tratar e trazer restauração.

Se existe um vale de ossos na sua vida e você está no meio dele, Deus o conduziu para lá, a fim de trazer restauração.

"...e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos." (Ezequiel 37:2)

Deus não nos leva para o vale de ossos para ficarmos parados, sem nenhuma atitude. Ele não deseja que fiquemos murmurando, chorando, assistindo novelas no vale, curtindo a depressão, ausentes da igreja, sem meditação na palavra, isolados da comunhão, enfim, Ele espera que tenhamos atitude, igual a mulher do fluxo de sangue que rompeu uma multidão para encontrar com Jesus. No vale, Deus quer que andemos ao redor do ossos. Ele deseja movimento, ação, atitude, e não, comodismo, prostração, conformismo.

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

É triste o teu vale? Levante-se e ande por ele! Não é para ficar prostrado, sentado ou deitado, é para andar.

"Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1:9)

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Salmos 23:4)

Às vezes a situação está tão difícil aos nossos olhos, que chegamos a não acreditar que tem jeito, mas no momento em que o Espírito Santo de Deus nos questiona a respeito, sabemos, pela fé na palavra, que Deus pode mudar.

"E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor JEOVÁ, tu o sabes." (Ezequiel 37:3)

É nesse momento que Deus deseja nos usar. Deus não nos conduz a um vale para nos deixar morrer lá. Ele espera atitude no meio do vale.

"Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor JEOVÁ a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estendereis pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então, profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso." (Ezequiel 37:4-7)



Profetiza para o seu casamento, seu ministério, seus filhos, sua vida financeira, sua vida espiritual. A quanto tempo você não profetiza? Deus quer, que no meio do vale, você profetize!

"E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles, por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo." (Ezequiel 37: 8-10)



"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente." (Gênesis 2:7)

É o sopro que traz vida! Convida o Espírito Santo a soprar no teu vale.

"E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20:22)

"E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e o vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;..." (Atos 2:17)

A palavra hebraica ruach que significa "espírito" ou "vento", conceitua o Espírito Santo como um "sopro" ou "vento", tendo em vista, que não pode ser tocado ou visualizado, mas se movimenta no meio do povo de Deus.


O Espírito Santo de Deus tem a plena capacidade de soprar vida nova em qualquer situação aparentemente desolada.

"Declarou-lhes Jesus: Eu sou a ressureição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?" (João 11:25,26)

Profetiza ao teu vale, e, ao espírito, que sopre vida. Ainda que o teu casamento esteja morto, ele viverá. Ainda que teus filhos estejam como esses ossos, viverão. Ainda que teu ministério esteja desacreditado, viverá e será cheio do Espírito Santo. Você sairá mais forte, e, com um grande exército, desse vale sombrio.

Existe algo que aprendi que gostaria de repassar. Quando meu marido e filha estavam dormindo, em situações específicas, durante à noite, enquanto dormiam, eu colocava as mãos sobre a cabeça deles e ali profetizava sobre a necessidade que eu via que eles precisavam. Funcionou? Sim! Glórias a Deus.

Fortaleça-se na palavra de Deus, reserve um tempo para adorar a Deus e orar, tenha momentos devocionais com a sua família, ainda que nem todos queiram participar, faça assim mesmo. Interceda pelo seu trabalho, pelos seus superiores, agradeça a Deus os seus ganhos, apresente a Deus os seus projetos financeiros, ande em concordância com seu marido ou esposa. Essas, são algumas dicas, que ajudará você a passar pelo vale e sair dele vitorioso.

Profetiza, profetiza, ó filho do homem!




Que a maravilhosa paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja continuamente em vossos corações.

Até a próxima.

Diaconisa Rulyanne Silva.

Abaixo, temos o vídeo deste mesmo tema:



2 comentários:

  1. Que mensagem encorajadora, minha irmã!! Profundamente tocada por cada palavra aqui escrita. Deus te use mais e mais!

    ResponderExcluir
  2. Amém minha irmã. Que Deus continue nos usando na terra.

    ResponderExcluir

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...