quinta-feira, 10 de agosto de 2017

DEUS: MAIOR EXEMPLO DE PAI


Eu sou muito grata a Deus a família que nasci. Meus pais, mesmo com poucas condições financeiras, sempre esforçaram-se para dar a mim e aos meus irmãos o melhor que eles podiam, no entanto, assim como muitas famílias, a minha também, tinha alguns problemas, e, alguns deles, relacionados ao meu pai.

O meu pai é um homem bom e honesto, mas em razão do vício na bebida sempre foi muito ausente quanto ao seu papel de pai. Portanto, a nossa educação ficou a cargo da nossa mãe, que vivia sempre muito atarefada, com tantas responsabilidades, tentando, praticamente sozinha, dar conta de todas as necessidades da nossa família. As brigas entre meus pais eram constantes. Razões: a bebida, as amizades, as irresponsabilidades, o fato de não ser o provedor da casa, etc.

Aceitei Cristo como meu Salvador aos 22 (vinte e dois) anos e levei um bom tempo para enxergar Deus como um pai diferente do meu. Não que meu pai tenha sido uma pessoa ruim. Não!!! Ele tem muitas qualidades, mas existiram algumas lacunas na minha criação e dos meus irmãos, em razão da sua ausência e de certos comportamentos dele que, de alguma maneira, não foram positivos para a nossa educação.

Levei tempo para aprender a demonstrar amor a Deus, manter um relacionamento diário com Ele, enxergá-lo como um amigo, vê-lo como alguém amoroso e apto a oferecer perdão. Essas não eram características expressadas pelo meu pai terreno, e isso, inconscientemente, refletia no meu relacionamento com Deus.

Eu não sei se você, caro leitor, conhece seu pai, ou se já não tem o seu, ou se mantém ou não um relacionamento com ele.

A Bíblia diz que Deus é o nosso Pai, inclusive, daqueles que não tem um pai terreno:

"Mas, agora, Ó Senhor, tu és o nosso Pai; nós, o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obras das tuas mãos." (Isaías 64:8)

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6)

Deus é Pai, e, para sempre, para todo o sempre.

"Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus no seu santo lugar." (Salmos 68:5)

1 - Deus é o nosso criador. Está escrito em Isaías, logo acima, que somos obras das mãos d'Ele


"E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus os criou; macho e fêmea os criou."
(Gênesis 1:27)

Aos pais: Pai é aquele que cria!

"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Efésios 6:4)

Não é uma tarefa fácil criar, mas a criação é de responsabilidade dos pais, e não, de terceiros.

2 - Deus é nosso provedor


"O Senhor é meu pastor; nada me faltará." (Salmos 23:1)

Aos pais: Seja provedor de seus filhos!

"Qual pai, do meio de vocês, se o filho pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? E vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!" (Lucas 11:11-13)

Os seres humanos possuem inúmeras necessidades, e Deus, como seu criador, as conhece muito bem e deseja suprir aquelas que são boas para nós. Através da comunhão com Ele podemos expor as nossas necessidades, e Ele, como um bom Pai, nos atenderá.

3 - Deus nos corrige. A correção é um ato de amor


"Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos. Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? Porque aqueles, na verdade, por pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade." (Hebreus 12:7-10)

Para que possamos crescer e avançar espiritualmente, é necessário sermos tratados e corrigidos naquilo que estamos precisando, senão, permaneceremos imaturos na fé. Isso é amor.

Quando eu repreendo minha filhinha porque ela mentiu, não faço por maldade ou para vê-la chorar, mas porque não quero vê-la, lá na frente, sofrer as consequências do pecado. Isso é amor, o contrário é negligência.

Aos pais: Discipline seu filho!

"Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem." (Provérbios 3:11-12)

Aplicar a disciplina é educar, corrigir, e só faz isso quem ama. Ao que está sem disciplina, a Bíblia diz que é bastardo e não filho. Disciplinar é gastar tempo, dá trabalho! Passar a mão na cabeça é bem mais fácil, mas não é amor, porque lá na frente, as consequências desastrosas virão.

4 - Deus é o nosso guia


"...guia-me mansamente a águas tranquilas." (Salmos 23:2b)

Aos pais: Orientem e eduquem os seus filhos!



"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

É recomendado educar o filho no caminho. Prestem atenção que vocês deverão estar no caminho ao qual irão instruir. Não adianta dizer: "Filho você não pode assistir a programação tal porque tem algo maligno", mas você passa a noite assistindo novelas ou vendo pornografias na internet. Você está instruindo junto ao seu filho, como aconselha a Palavra de Deus? Ou está ensinado a ele um caminho o qual você não segue? Não adianta ensiná-lo a orar, se você não ora. A ler a Bíblia, se você não lê.

Outro ponto importante é que devemos orientar e orientar sempre, ainda que não estejamos vendo as mudanças. Faça a sua parte, e até quando ele envelhecer, não se desviará do caminho no qual você o instruiu a andar. Toda semente tem seu tempo de produzir, os frutos não são automáticos, mas só nascem se as sementes forem lançadas. Continue instruindo no caminho, continue lançando boas sementes e, no futuro, você colherá os bons frutos.

5 - Deus tem tempo para nós e nos ensina todas as coisas


"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14:26)

É bom saber que temos um Deus Pai capaz de nos ensinar todas as coisas, está disponível para nós.

Aos pais: Dedique tempo e ensine o seu filho!

"E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te." (Deuteronômio 6:6-7)

Separe um tempo e ensine a Palavra de Deus aos seus filhos, sente-se com eles na sua casa e medite. Que o seu acordar e o seu deitar seja um exemplo vivo de Cristo, através da sua vida, das suas atitudes, como você se veste, como fala, como se comporta, etc. Ensine seu filho, antes que o mundo o ensine da maneira errada.

6 - Deus sempre nos ouve


"E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 29:13)

Deus é o melhor "ouvido" que podíamos encontrar. Ele está disponível para nós vinte e quatro horas. Podemos contar as alegrias, tristezas, medos, angústias, apresentar as nossas necessidades, confessar os pecados, tudo, na certeza que receberemos, consolo, respostas, perdão, cura, misericórdia, amor, etc.

Aos pais: Escute seu filho!

"Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." (Tiago 1:19)

Ouvir, antes de agredir ou criticar. Faça seu ouvido disponível ao seu filho de uma maneira que ele se sinta à vontade e tenha prazer em conversar com você. Não dê brecha para que seu filho abra o coração para outras pessoas que possam dar conselhos nocivos à vida dele. Escute e ensine, antes que o mundo lá fora mostre-se disponível ensinando as coisas da forma diferente da Palavra de Deus.

7 - Deus nos ama


"Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele." (1João 3:1)

Esta parte da letra de Aline Barros reflete um pouco do amor de Deus por nós, e de como ansiamos esse amor depois que o experimentamos.

"...Me amas, teu amor é bem maior
  Do que eu possa imaginar...
  Nos teus braços eu quero descansar  Correndo irei pra te abraçar, meu Pai
  ...Eu quero estar na casa do Pai
  Comer em Tua mesa, meu Pai
  Tudo o que eu sou é pra Ti
  Vivo só pra Ti."

Aos pais: Amem seus filhos!

Após meditar na Palavra e buscar a Deus, eu fui aprendendo que além de Criador, Rei, Juiz, Ele é Pai. E não é como o pai que eu tenho aqui na terra.

Eu nem sei qual a ideia de pai que você tem, ou, se não tem nenhuma, porque nunca teve a presença de um. Se o seu pai lhe maltratava, batia, brigava, era violento, omisso, ausente, etc., independente dessas concepções ou ausência delas, hoje eu sei que Deus é um bom Pai. Pelo sacrifício de Jesus na cruz, nós temos total acesso a falar com esse Pai de uma maneira tão espontânea quanto dialogar com um amigo ou amiga de infância.

Ele nos criou à sua semelhança, provê as nossas necessidades, mesmo sendo órfãos, quando necessário nos corrige, em amor e por amor, nos conduz ao caminho certo, está disponível para nos ouvir, ensinar e consolar e nunca nos abandona, por mais difícil que a circunstância pareça ser. Ele sempre está conosco, até o fim.



"...e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém!" (Mateus
28:20b)

"...não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." (Isaías 41:10)

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Salmos 23:4)

Você ainda tem dúvida desse amor? Sinta-se especial e amado por Ele. Deus é o nosso bom Pai.

E se você que está lendo esta postagem é pai, reflita nas qualidades paternas de Deus.

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados, e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmos por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5:1-2)

Que a paz de Cristo possa habitar continuamente em vossos corações!

Até a próxima,

Diaconisa Rulyanne Silva


*Créditos da primeira imagem para Le Bullon

Abaixo, temos o vídeo deste mesmo tema:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...