sexta-feira, 25 de agosto de 2017

JESUS ESTÁ VOLTANDO! ESTÁS PREPARADO?


Gostaria de iniciar esta postagem, indagando-o, meu caro leitor, sobre a seguinte questão:

Se você estivesse compromissado com alguém para casar, que partiu para organizar os preparativos até a data do casamento, o que você faria durante o tempo de espera pelo retorno dessa pessoa?



Vamos refletir um pouca acerca dessa questão.

Jesus firmou um compromisso aqui na terra, com sua noiva, a sua igreja, mas Ele partiu, deixando com ela, o Consolador, o Espírito Santo. Ele partiu, mas, prometeu que irá voltar.

Vejamos, no versículo abaixo, a manifestação do amor e compromisso de Cristo com sua igreja.

"Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,..." (Efésios 5:25)

Agora, a promessa de seu retorno.

"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:2-3)

Ele foi aos céus para junto do Pai, preparar lugar para a sua amada igreja, assim como o noivo judeu, tinha por costume, partir junto com o seu pai para providenciar a casa para a noiva, para que, após tudo pronto, pudesse retornar para desposar sua amada.

Continuemos observando nas escrituras, passagens que confirmam o retorno de Jesus.

"Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (Atos 1:9-11)

"Mas naqueles dias, depois daquela tribulação, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes que estão nos céus, serão abalados. Então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. E logo enviará os seus anjos, e ajuntará os seus eleitos, desde os quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu." (Marcos 13: 24-27)

De acordo om os textos sagrados ilustrados acima e a seguir, fica evidente que Jesus amou a sua igreja e foi elevado para o céu, mas, prometeu voltar para buscar seus eleitos, a sua igreja amada. A Bíblia é bem clara ao falar em "segunda vez". Primeiro ele veio firmar compromisso, e, em breve, numa segunda vinda, virá concretizar o casamento. Que maravilha!!!

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação." ( Hebreus 9:27-28)

"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." (1 Tessalonicenses 4:16-17)

Jesus demonstrou amor por sua igreja, fez uma aliança com ela e prometeu que vai voltar. Quanto ao dia, só o Pai é quem sabe.

"Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai." (Marcos 13:32)

E quando o noivo estiver prestes a retornar? Meditemos no texto sagrado abaixo.

"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço. Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora." (Mateus 25:1-13)




O reino dos céus é comparado a virgens, pois traz a ideia de pureza. Essas virgens são a igreja de Cristo representada aqui na terra.

Na parábola, as virgens são divididas em dois grupos: insensatas e prudentes. E todas essas virgens saíram ao encontro do noivo, tomando consigo as suas lâmpadas. No entanto, as insensatas não levaram azeite, mas as prudentes, levaram azeite em suas vasilhas, junto com suas lâmpadas. O azeite representa o Espírito Santo. Como pode a igreja de Cristo esquecer de encher-se do Espírito Santo?

Hoje dentro da igreja, existem cristãos que estão tentando encontrar o noivo, indo para os cultos, carregando as bíblias, os instrumentos musicais e etc. No entanto, estão esquecendo-se do principal, do azeite, do combustível que mantém a lâmpada acesa. Esses são os insensatos, as virgens loucas.

São aqueles que se denominam cristãos, mas não guardam o amor pelo noivo. Estão nas igrejas, mas não estão em Cristo. Não respeitam a aliança com o noivo, deixando de fazer o que agrada a ele.

"Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo." (2 Coríntios 11:3)

As virgens insensatas, corrompidas pelas astúcias deste mundo, apartaram-se da simplicidade e pureza que há em Cristo, o noivo.

"Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia." (Mateus 7:26)

As virgens insensatas talvez estivessem indo encontrar o noivo pela festa, pelo "oba, oba", mas não demonstraram o desejo ardente por esse momento, esquecendo-se de andar em santidade, sem a qual ninguém verá ao Senhor (Hebreus 12:14). O noivo não as reconheceu (Mateus 25:12).

"Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça." (2 Pedro 3:11-13)

Você pode até pensar, em razão da demora, que Jesus não irá voltar, e, sendo assim, esquecer de desejar esse momento, de fazer a sua vontade, de honrar a aliança, de manter sua lâmpada acesa, de ter azeite suficiente e de viver em santidade e pureza. Pode até cochilar e dormir, em razão da falta de conhecimento sobre o dia da sua vinda, mas não pode deixar de estar com as lâmpadas preparadas.


Diferentemente do nosso casamento, no casamento judaico, era a noiva quem esperava pelo noivo com muitas luzes (lâmpadas) e cânticos.

"Todavia a seu filho darei uma tribo, para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para ali pôr o meu nome." (1Reis 11:36)

"E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram. Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro! Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas." (Mateus 25:5-7)

O noivo poderá até tardar, mas virá, e repentinamente.

"Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva: porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite; pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão." (1 Tessalonicenses 5:1-3)

"Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem." (Mateus 24:42-44)

Está à espera do noivo, no lugar certo, na hora certa, com vestes de noiva, virgem e de posse de lâmpadas, não garante que você tenha azeite suficiente para manter a lâmpada acesa. Está na igreja, vestido como crente, andando como crente, com a bíblia debaixo do braço, não diz, automaticamente, que você seja um cristão repleto da unção do Espírito Santo, que pagou preço aqui na terra para ter a lâmpada acesa, ainda que chegue a dormir.

"E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós." (Mateus 25:8-9)




Azeite não era algo de pouco valor. Era valioso, era preciso pagar o preço para tê-lo. As prudentes pagaram por ele, ao longo do tempo em que esperavam pelo noivo. E as loucas? Pagaram? Foram tentar adquirir no último instante?

Que prudentes mesquinhas! Não! A salvação é individual.

"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Romanos 14:12)

"...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10b)

As virgens prudentes buscaram ter seu próprio azeite, suficiente, para o caso do noivo demorar.

Pagaram o preço, quando escolheram renunciar suas vontades e prazeres, matar a sua prórpia carne, obedecer à palavra, orar, honrar o compromisso, submeter-se a vontade do noivo, manter uma comunhão, através do Consolador deixado por ele.

E mesmo cochilantes, ainda, que dormindo, o Senhor conhece os seus, a sua noiva fiel, aqueles que ouviram a sua palavra e as colocaram em prática.



"E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo, não vos conheço." (Mateus 25:10-12)

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha." (Mateus 7:24)

A vinda do Senhor pode até demorar para nós, igreja, mas Ele virá, e deseja encontrar uma noiva fiel e prudente. Então, respondendo a indagação do início, a resposta é simples: Prepare-se.

"Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra." (Apocalipse 22:12)

"Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos demais servos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido? Feliz o servo que seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto que ele o encarregará de todos os seus bens. Mas suponham que esse servo seja mau e diga a si mesmo: 'Meu senhor está demorando', e então comece a bater em seus conservos e a comer e a beber com os beberrões. O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe. Ele o punirá severamente e lhe dará lugar com os hipócritas, onde haverá choro e ranger de dentes." (Mateus 24:45-51)

Qual virgem você é? Prudente ou insensata?

Não está no grupo das virgens? Não está indo ao encontro do noivo Jesus?

A porta ainda não fechou, ainda dá tempo, mas não deixe para o último instante.



"Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora." (Mateus 25:13)

Que a paz de Cristo, que excede todo o entendimento, possa habitar em vossos corações, eternamente.

Até a próxima,
Diaconisa Rulyanne Silva.

Abaixo, temos o vídeo deste mesmo tema:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...