sexta-feira, 4 de agosto de 2017

ORANDO PELA SUA NAÇÃO


É bem verdade que a situação atual da nossa nação não é das melhores. Vi no portal da indústria, pela internet, alguns problemas considerados bem graves.

A corrupção é apontada como campeã, seguida pelas drogas que já chegou a ocupar o primeiro lugar na lista de preocupações do povo brasileiro, durante muito tempo. Aí vem a violência, considerada extremamente grave, a impunidade, a saúde, a inflação, o desemprego e os impostos elevados, também considerado extremamente grave.

Esse tipo de situação tem acometido as sociedades desde da época de Noé.

"E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente... A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido seu caminho sobre a terra." (Gênesis 6:5,11,12)

Observando todo o capítulo 6 de Gênesis, é claramente possível, constatar, que Deus anunciou destruição sobre a terra naquela época (versos 7, 13, 17), enviando um dilúvio de águas que pôs fim sobre toda a carne que se movia sobre a terra, tudo o que tinha fôlego de espírito de vida e tudo o que havia no seco, morreu (versos 21 e 22).



Quase 600 (seiscentos) anos antes de Cristo, a nação de Judá havia se voltado para idolatria e adoração pagã, então, Deus levantou um profeta, chamado Ezequiel, para alertar o povo sobre seu juízo. Além da idolatria, eram várias as abominações de Jerusalém, opressão ao órfão, à viúva, roubos, violência ao aflito, ao necessitado e opressão, sem razão, ao estrangeiro (Ezequiel 22:7,29).

"E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei." (Ezequiel 22:30)

Que tristeza! Deus tentou evitar a sua ira sobre Judá, mas infelizmente, não encontrou ninguém que estivesse intercedendo por essa nação.

Orar pelo seu país e pelas autoridades constituídas por Deus em cada localidade, impede que Ele traga juízo sobre a terra. Vemos no início da criação, Deus trazendo juízo, em razão do pecado dos homens, trazendo juízo, centenas de anos depois, e, ainda continua trazendo, por causa da sua natureza e incompatibilidade com o pecado.

"O Senhor julgará os povos; julga-me Senhor, conforme a minha justiça, e conforme a integridade que há em mim." (Salmos 7:8)

"Deus é o justo juiz! Deus que se ira todos os dias." (Salmos 7:11)

Ao meditar nessa passagem do capítulo 22 de Ezequiel, eu me lembro do meu país e do meu papel enquanto intercessora, diante de todo o pecado que o tem assolado, corrupção, violência, maldade, mentira, impunidade, etc. Então eu penso: O juízo de Deus também chegará a minha nação. É a Lei Universal e Espiritual da Semeadura. O que se planta, se colhe. Não se pode colher mangas, se plantarmos sementes de maracujá. Mais cedo ou mais tarde, colheremos maracujás. Toda maldade plantada, será colhida.

O nosso país é como se estivesse arrodeado por muros e Deus nos dá a oportunidade de taparmos todas as brechas, através da oração, para que o mal não entre e contamine toda a nação.

O que aconteceu com a nação de Judá? Foram conquistados pelos seus inimigos.

No entanto, é reconfortante saber que ao voltarem à estabilidade, Deus usou novamente o profeta Ezequiel para anunciar ao povo um futuro cheio de esperança e glória para eles.

Portanto, ainda dá tempo você orar e mudar de atitude, se coloque nas brechas.


"Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Porque isto é agradável diante de Deus, nosso Salvador." (1 Timóteo 2:1-3)

Orar pelo seu país e autoridades, evita o juízo de Deus sobre a terra, e, nos dá uma vida tranquila e sossegada. E isso agrada a Deus.

No exemplo de Noé, citado no início da postagem, a bíblia relata que os homens eram maus, porém, Noé, achou graça aos olhos do Senhor (Gênesis 6:8), tendo sido, poupado do dilúvio, juntamente com mulher, filhos e noras. A postura justa e agradável de Noé trouxe livramento para ele e sua família.

Diante da crise política que também se instaurou no nosso país, vemos e ouvimos pessoas amaldiçoando, rebelando-se contra as autoridades, e isso, além de não impedir o juízo, impede sua tranquilidade e traz condenação de Deus para a sua vida.

"Não blasfemem contra Deus nem amaldiçoem uma autoridade do seu povo." (Êxodo 22:28)

"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos." (Romanos 13:1-2)

Quero finalizar este post dizendo a você que encerra a leitura dessa breve e singela reflexão: embora a sua cidade ou nação esteja enxertada no pecado, não importa o que o cerca, se você estiver firme na palavra de Deus, estará seguro com Ele, porque Ele mesmo é quem tem o controle de todas as situações.

Se coloque nas brechas, intercedendo, não blasfeme, não se oponha e, assim, poderás evitar juízo sobre sua localidade e, ainda, desfrutar de uma vida tranquila e com dignidade, agradando ao nosso Senhor e Salvador.

Que a paz de Cristo possa habitar continuamente em vossos corações!

Até a próxima,

Diaconisa Rulyanne Silva.

Referências:

8 Problemas extremamente graves do Brasil, na opinião dos brasileiros. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br> Acesso em: 04 de agosto de 2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...