sexta-feira, 28 de julho de 2017

PERDÃO: UM SENTIMENTO OU UMA DECISÃO?


Quero começar essa postagem fazendo duas indagações a você.

Existe alguma pessoa do seu convívio, seja na família, na vizinhança, na escola, na faculdade, no trabalho ou na igreja, que tenha lhe ofendido, magoado ou prejudicado?

Você consegue abraçar, cumprimentar, falar, dar um bom dia ou até mesmo olhar nos olhos dessa pessoa?

Se sua resposta foi sim a primeira pergunta, você está enquadrado na maioria. Se foi não, a alguma das ações expostas na segunda pergunta, convido você a refletir comigo um pouco sobre o perdão.

Perdão é remissão de pena, ofensa, dívida ou obrigação. Nas sagradas escrituras, a palavra grega traduzida como "perdoar" significa remir ou cancelar. De maneira mais compreensível, perdoar é cancelar ou anular uma ofensa.

Vemos muitas mazelas ocorrendo no mundo por falta de perdão. As pessoas sofrem, fazem intrigas, casais se separam, filhos e pais não se falam, relações profissionais são prejudicadas, casamentos fracassados, as pessoas matam e tiram suas próprias vidas por falta de perdão.

O perdão é um princípio espiritual necessário para se obter liberdade diante de Deus e prosperidade em todas as áreas das nossas vidas. Muitos cristãos, inclusive, aqueles atuantes na obra de Deus, que cantam muito bem, pregam muito bem, ainda não aprenderam a perdoar. Estão dentro das igrejas todos os dias, participam de todos os eventos, mas não conseguem perdoar.

O que a palavra de Deus nos diz?

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14,15)

Perdoar é preciso. O perdão não é opcional, a não ser que se deseje viver sem o perdão de Deus. É necessário perdoar a nós mesmos e, aos outros, para que alcancemos o perdão de Deus. O que você está fazendo na igreja com tanto rancor? Por que não viver o melhor do seu casamento? Libere esse perdão!

"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem  maligno, os seus pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." (Isaías 55:7)

"Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos que o invocam." (Salmos 86:5)


O próprio Deus que é santo, com padrões de conduta bastante elevados, incompatível com o pecado, está pronto para nos perdoar, sempre que o buscamos. Imagine nós!

Dizemos que somos cristãos, pessoas de "bom coração" e que conhecemos a Deus e etc e tal, mas na hora de perdoar... Bem, se estamos em Deus, e Ele é amor, e o amor não guarda rancor, por que não perdoar? Se Deus é amor e perdoador?

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca seus interesses, não se irrita, não suspeita o mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1Coríntios 13:4-7)

Eu ouvi, o Pastor Cláudio Duarte, dizer em uma de suas pregações que perdoar não é esquecer, mas anular o efeito da dor. A pessoa ferida passará pelo processo normal de cicatrização. Quando a ferida estiver cicatrizada não dói mais. A cicatriz está ali, você está vendo, mas é indolor, não incomoda mais. Você não vai esquecer a ofensa, mas o perdão vai ajudar você a olhar para ela sem sofrer, deixar essa ofensa no passado e seguir sem dor.

"Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4:32)

Veja, que ao perdão está intrínseco à bondade e a misericórdia. E, acrescento, mais uma característica, a falta de limitação. Como assim? Eu posso ser magoado(a) várias vezes e perdoar ainda assim? Isso mesmo. Veja o que o próprio Jesus disse.

"Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete." (Mateus 18:21-22)

Deus está sempre pronto a nos perdoar, e, se estamos nele, devemos perdoar também. Isso é preciso, e, não é esquecer, é viver sem sofrer.

Agora, também, precisamos refletir que a falta de perdão traz consequências para a vida daqueles que se negam a perdoar. 
A falta de perdão nos traz tormenta e escravidão.

"E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará também meu Pai celestial se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas." (Mateus 18:34-35)

Preste atenção, que não adianta liberar um falso perdão, precisa ser de coração, e, Deus sabe, pois ele nos sonda.

A falta de perdão nos afasta de Deus, e, torna nula as nossas ofertas.

"...deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta." (Mateus 5:24)

A falta de perdão nos impossibilita de receber o perdão de Deus (Mateus 6:14-15).

A falta de perdão impede a prosperidade e as bênçãos.

"O que encobre suas transgressões nunca prosperará; mas os que as confessa e deixa alcançará misericórdia." (Provérbios 28:13)

Na prática do perdão não vale pagar com a própria moeda, "Não digas: Como ele fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra." (Provérbios 24:29). Eu tive que liberar perdão várias vezes e, muitas delas, foi amarga para mim, senti-me como engolindo um sapo bem grande, mas no fim, senti paz, "Segui a paz com todos" (Hebreus 12:14a).

Na falta de perdão somente um sai ganhando: Satanás. E Nós? Ganhamos tormenta, perturbação e contaminação. Perdemos, comunhão, liberdade, perdão de Deus, prosperidade e bênçãos. 

"...tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem." (Hebreus 12:15)

Perdão é decisão. 

Não diga no seu íntimo, "eu não senti que perdoei ainda", decida por perdoar. É uma atitude que vem do seu espírito. É preciso buscar a Deus, constantemente, para que possamos domar a carne e submeter a alma aos nosso espírito.

Eu aprendi um exercício que o Espírito Santo me ensinou. Quando vier os pensamentos negativos sobre uma pessoa, a lembrança que ainda dói, tente apagar da sua mente e ore por ela pedindo para que o Senhor a abençoe e repita várias vezes, "eu a perdoo, eu a perdoo". Lembre-se de que o cativeiro de Jó foi virado quando orava pelos seus amigos. Aqueles amigos que, no momento em que Jó mais precisou deles, acusaram-no de cometer pecados e repreenderam a Jó diversas vezes. Quem não ficaria magoado? Jó decidiu perdoar.

Perdoar não é fácil, Jesus teve que morrer e derramar seu sangue para remir as nossas ofensas, "Em que temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segunda as riquezas da sua graça..." (Efésios 1:7). Sabe porque, para nós, perdoar é tão difícil? Porque não há motivação nenhuma para isso. Tudo o que existe é uma ofensa. É preciso decidir perdoar, por meio da fé.

Então meu querido ou querida para ficar mais fácil, pense que não merecíamos, mas Cristo nos perdoou, veja a pessoa que lhe ofendeu como alguém que precisa do amor de Deus, ore por ela e pense nas consequências que a falta desse perdão poderá lhe trazer.

"...abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram... A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:14-21)

Então... Decida-se por perdoar.


Que a paz de Cristo possa habitar continuamente em vossos corações!

Até a próxima,

Diaconisa Rulyanne Silva.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...