quinta-feira, 13 de julho de 2017

TESTEMUNHO: MOMENTOS DIFÍCEIS

Eu passei um bom tempo pensando se deveria compartilhar o que eu escreverei a partir de agora neste post e, como recentemente, refleti sobre algumas considerações trazidas por uma irmã em Cristo muito querida, decidi, finalmente, compartilhar.

A quem interessar saber sobre a referida postagem que reacendeu em meu coração o desejo de testemunhar esse acontecimento da minha vida, recomendo dá uma olhada em http://bruna.aguios.org/2017/07/testemunho.html?m=1.

Muitos se perguntam porque momentos tão difíceis podem acontecer na vida de tantas pessoas, principalmente, daquelas conhecidas como boas, inocentes, íntegras, amorosas, cristãs e entre outros adjetivos.

As provações vêm sobre todos. Até mesmo para os que servem a Deus.

"Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?" (Salmos 11:3)

"E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir." (Atos 5:40)

Observem nos versículos acima que há situações que acontecem e que nada podemos fazer e que sofrimentos recaem sobre os que servem a Deus sim, como no exemplo dos apóstolos que sofreram por diversas ocasiões, açoites, prisões, desmoralização e etc.

E agora você pode está se perguntando. Por que isso ocorre?

Por causa do mal que está no mundo. Quando Adão e Eva, que tinham o domínio sobre a terra (Gênesis 1:26), resolveram desobedecer a Deus por atender aos caprichos do diabo, através da serpente, eles permitiram que o pecado entrasse no mundo e passasse a dominar a terra no lugar deles. Por essa razão, toda a humanidade está sujeita ao mal.

"Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno" (1João 5:19)

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (1 Pedro 5:8)

Precisamos entender que Deus não é o responsável pelas coisas ruins que acontecem, os sofrimentos, a miséria, as tragédias. Tudo isso ocorre por causa do pecado e do afastamento do homem de Deus. A palavra de Deus diz que se o buscarmos, o encontraremos. A humanidade têm vivido longe do seu criador, com práticas contrárias à sua palavra, vivem e fazem aquilo que alegra suas próprias concupiscências, mas quando o mal vem, aí perguntam: Por que Deus permitiu? Não consultam Deus para nada em suas vidas e nem se incomodam se estão em desobediência, mas querem que Deus haja quando as provações acontecem.

"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." (Tiago 1:13-15)

Como já foi dito, estamos todos sujeitos ao mal, os que servem e os que não servem a Deus, porque todo o mundo está no maligno, como explicado anteriormente. Mas existe uma diferença para os que estão em Cristo e fazendo a sua vontade.

"Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei." (Gálatas 5:18)

Para aqueles que buscam fazer a vontade de Deus, as aflições vêm, mas o Espírito Santo nos confere proteção. É importante estarmos vigilantes para não sairmos dessa vontade e acabarmos desprotegidos. Jesus mesmo disse que neste mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos bom ânimo porque Ele venceu o mundo.

Aflições... Vou contar a partir de agora um pouco sobre algo que vivi.

Com 5 anos de casada eu e meu esposo decidimos ter nosso primeiro filho, então em 2010 eu liberei para engravidar, nem imaginava eu que isso não seria algo fácil para nós, como de fato não foi.

Então eu comecei a seguir a risca todas as dicas de fertilidade possíveis e imagináveis, mas a gravidez não vinha, procurei ajuda médica e descobri que minha ovulação é tardia e muito rápida, em nenhuma das ultrassonografias que fiz para monitoragem da ovulação foi possível visualizar o dia em que ela poderia acontecer. Ao fazer essas monitoragens, não havia sinais nenhum de ovulação e sempre entre o 19° a 20° dia do ciclo, quando ia ao consultório fazer mais uma ultrassonografia, a ovulação, subitamente, já tinha acontecido. Enfim, fiz um tratamento com remédios para induzir a ovulação e engravidei no segundo mês de tratamento, após 01 (um) ano de tentativas, em julho de 2010.

Não tenho como descrever a nossa alegria, lembro-me de cada detalhe, da primeira vez que ouvi o coração do meu filho bater. Era alguém, estava dentro de mim e eu já o amava.

Com quase três meses de gestação, o coração do meu filho parou de bater. Eu fiquei sem chão. Saí da clínica para uma praça em frente dela totalmente desorientada e sem entender o que estava acontecendo. Parei num banco da praça, chorando muito, muito, mas aí eu escutava um voz dentro de mim que repetia inúmeras vezes "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28). Eu só tinha uma certeza naquele momento: Isso tudo estava cooperando para o meu bem.

No outro dia (24/09/2010) fui fazer a curetagem. Vi Deus cuidando de mim em pequenos detalhes, mas a dor era muito grande. Eu me sentia como se eu tivesse tido uma chance de realizar o sonho da maternidade e, de repente, não existia mais nada, só a dor. Lembro de grávidas chegando para ter seus bebês, lembro de escutar gemidos de mulheres que logo, logo, esqueceriam suas dores porque teriam seus filhos nos braços. E eu ali, tendo o meu filho arrancado de mim, já sem vida, mas arrancado. A dor em meu coração era tão grande que não conseguia pensar na dor física que, também, estava ali junto comigo.

Como eu queria ser mãe!

Não questionei o Senhor o porquê disso tudo, eu sabia que tinha algo no meio dessa adversidade que eu precisava aprender. Eu sabia naquele momento de que tudo que eu mais precisava era não perder a fé e está perto de Deus, fazendo a sua vontade.

"Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos." (Salmos 119:71)

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente." (2 Coríntios 4:17)

"Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Romanos 8:18)

Momentos difíceis aqui nesta terra existirão, mas não são eternos e não poderão jamais serem comparados com aquilo que Deus tem preparado para nós. Em meio a esses momentos, é preciso saber que Ele está conosco e não nos deixa sós.

Após a perda, lembro-me de um dia em que acordei e desejava muito adorar a Deus, como de costume, mas eu não estava conseguindo, então fiz uma breve oração e disse "Espírito Santo, ajuda-me a adorar-te". Estava na casa da minha sogra e no fim do dia, umas irmãs bateram no portão e disseram: "Viemos adorar a Deus com você." Eram as irmãs da comissão de visitas que não iam na casa da minha sogra há muito tempo. Deus estava comigo o tempo todo, trazendo consolo à minha alma abatida.  

"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, ele não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Isaías 43:11)

Lá em Jeremias no capítulo 1, a palavra de Deus nos diz que antes do Senhor formar Jeremias no ventre de sua mãe, Ele já o havia escolhido, antes mesmo dele nascer, Deus já o havia separado como profeta às nações. Deus conheceu o meu filho, ele o viu ainda sem forma (Salmos 139), embora que eu mesma não tenha visto, hoje ele vive com Cristo e um dia o verei nos céus.

Deus conhece as nossas aflições e considera cada uma delas porque Ele é bom. Nós precisamos, nos momentos difíceis, nos esforçar, embora que não tenhamos forças, Ele segurará a nossa mão e fortalecerá o nosso coração. Esperemos, pois, no Senhor.

Na próxima postagem pretendo finalizar esse testemunho e você verá que podemos aproveitar os momentos difíceis para nos achegar a Deus, encontrando consolo, força, proteção, renovação e fé que nos ajudará a sair da luta, mais que vencedores.

"Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias. E não me entregastes nas mãos do inimigo; pusestes os meus pés num lugar espaçoso... Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor." (Salmos 31:7,8,24)


Que a maravilhosa graça de Cristo esteja continuamente em vossos corações!

Até a próxima,

Diaconisa Rulyanne Silva.

















8 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar seu testemunho, minha irmã. Deus com certeza está usando tua vida para edificação e consolo de muitas outras vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bruna. Você, também, foi responsável por me encorajar a escrever esta postagem.

      Excluir
  2. Os propósitos do Pai para nós serão revelados na hora certa, momento esse, onde entenderemos o quanto Ele nos carregou nos braços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, meu irmão. Não entendemos por que Deus permite certas coisas, até mesmo perdas. Mas, de uma coisa tenho certeza, Deus nos conhece e quer o melhor para nós. Ele também só nos dá o que suportamos, como tb nos guarda e livra de qualquer circunstâncias difíceis que seríamos incapaz de suportar.Portanto, em tudo, por tudo é com tudo Ele é Deus e continuará sendo Deus.Amém!!??

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Não tenho palavras diante deste seu testemunho do qual vivenciei. Só Deus sabe de todas as coisas, e os mistérios de Deus ninguém conhece, mais tudo que Deus faz é perfeito e é o melhor. Deus diz em sua palavra que não cai uma folha que não seja por permissão dEle. E tb Ele nos ensina em Eclesiastes 3:1" Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu", e na ocasião eu lhe disse que Deus tinha apenas lhe dado um sinal que você seria mãe, mas, que Ele lhe daria sua benção. E Deus cumpriu com a promessa dEle na sua vida. Agora é tempo de olhar pra frente e vê as maravilhas do Senhor na sua vida.Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...