sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

ESPERANDO EM DEUS



Esses últimos dias eu me peguei pensando em circunstâncias que levam a nossa alma a um estado de abatimento, desânimo, tristeza e fracasso. Hoje, podemos dizer que um número bem considerável de pessoas, inclusive, cristãs, vivem momentos de crise em alguma área de suas vidas.

Ao mesmo tempo em que eu pensava sobre essas coisas, tentei voltar meu coração e minha mente para a palavra de Deus, e lá, obtive alguns esclarecimentos e consolo a respeito desse tema que gostaria de compartilhar com vocês aqui nesta postagem.

A Palavra de Deus, em muitas de suas passagens, nos orienta a esperar em Deus e confiar n'Ele de todo o nosso coração.

Mas, o que é esperar em Deus num momento de dificuldade, de total impotência ou de desesperança?



Sempre ouvimos falar que "a teoria é bem diferente da prática", o que até pode ser uma verdade para outros tipos de conhecimentos que não estejam fundamentados na Bíblia, mas, no que diz repeito às Escrituras Sagradas, a teoria é a Palavra de Deus estática disponível para todos aqueles que se achegam a Ele, já a prática continua sendo a mesma Palavra de Deus em ação.

Esta transformação, de algo estático para uma ação, é possível por meio da fé. A fé, portanto, faz com que transformemos a Palavra de Deus, ali estática (teoria), à nossa disposição, na Palavra de Deus em ação (prática).

Através da fé em Cristo, podemos meditar no que a Bíblia nos diz acerca do "esperar" (teoria) e transformar isso em uma verdade que irá nos trazer força e alegria, se a praticarmos conforme nos orienta as Escrituras Sagradas.

Mas o que é esperar?


Quando se fala em esperar, vem logo um sentimento desanimador sobre nós, ainda mais num mundo tão imediatista e dominado pela tecnologia, em que tudo é online e ocorre praticamente em tempo real. Podemos dizer que há uma "pressão" muito grande nas mídias, nas redes sociais, sobre que tipo de pessoas devemos ser ou aparentar ser, sobre o que devemos ter, que marca devemos usar, e tudo isso, tem criado em nós sentimentos de ansiedade por almejar tudo aquilo que se impõe sobre nós quanto ao ser ou ter. Ao mesmo tempo, temos o sentimento de frustração, quando não alcançamos imediatamente todas essas coisas, e outras, as quais desejamos. 

Quando passamos a meditar sobre isto e as consequências danosas que trazem para a nossa mente, corpo e até para as pessoas que estão ao nosso redor, observamos que o NÃO ESPERAR EM DEUS é algo que pode ser prejudicial para cada um de nós. Dar vazão às nossas vontades ao ponto de agir por nossa conta e risco, sem consultar a Deus e esperar no Seu tempo, pode nos trazer resultados não esperados.

Podemos dizer que esperar é: "ter esperança, aguardar e confiar". Outro dia, eu li em algum lugar, que esperar é "não agir". Ora, "não agir" é ter total dependência de Deus, esperando que Ele faça em nosso lugar.

"A nossa alma espera no Senhor; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos." (Salmos 33:20-22)

Devemos confiar em Deus em todo o tempo e por onde quer que andemos. Precisamos parar de confiar naquilo que podemos fazer, em nosso vasto currículo, na beleza, nos amigos, no emprego, na conta bancária ou em pessoas influentes. Todas essas coisas são finitas, mas Deus é eterno. Nenhuma das Suas palavras passarão sem que, antes, sejam cumpridas. Porque n'Ele está a verdade. Nele podemos confiar!

Deus falou para Abraão que, através de sua descendência, ele seria pai de muitas nações (Gênesis 12.4), ele tinha 75 (setenta e cinco) anos quando Deus fez essa promessa. Sua esposa Sara, não confiando, resolveu agir impacientemente, providenciando, através de sua serva Hagar, um bastardo para Abraão. Essa atitude trouxe sofrimento para todos os envolvidos. Isso ocorre quando agimos por conta própria, no imediatismo. Abraão esperou 25 (vinte e cinco) anos para que pudesse desfrutar da promessa de Deus em sua vida.

"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." (Provérbios 3:5,6)



A nossa esperança deve estar depositada em Deus. Esperar no que nos diz a sua palavra, não nos noticiários da televisão, nas pessoas ao seu redor, em promessas de políticos, no que nos dizem os médicos. Se você recebeu uma palavra desanimadora ao teu respeito, ou acerca da tua vida familiar ou profissional, não desanime! Confie no que nos diz a Palavra de Deus.

Quando recebeu a triste notícia de que Moisés havia morrido, o que você acha que Josué e todo o Israel sentiram naquele momento? Foi um momento de dor, luto e solidão. Mas a Palavra de Deus liberada para ele foi: "tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares" (Josué 1:9). É necessário depositar nossa esperança na Palavra de Deus!

"Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança." (Salmos 62:5)

"Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra." (Salmos 130:5)

O ato de esperar é algo que exige de nós paciência, não dá para esperar em Deus inquieto. A Palavra de Deus nos diz que, quando esperamos com paciência, dando prova que estamos confiando, Deus se inclina para nós e nos ouve. Aqui na minha região, há um ditado que diz assim "o apressado come cru"!

Espere com paciência a comida cozinhar e estar no ponto para ser comida. O segredo, enquanto você espera, é não murmurar, aguardar e deixar Deus fazer. Você já viu alguém que está aguardando em uma clínica médica para ser consultado ficar trabalhando enquanto aguarda sua vez? Às vezes passamos horas esperando, e, quanto mais impacientes ficamos, mais difícil é esperar.

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Salmos 40:1)


José foi outro exemplo bíblico de alguém que teve que esperar em Deus para que seus sonhos se tornassem realidade. Foi um dura espera de 13 (treze) anos após ser vendido pelos seus irmãos, preso, escravizado, humilhado, até o momento da sua exaltação pelo Deus de Israel. Ele se manteve firme e fiel esperando somente em Deus. 

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5:3-5)

É necessário paciência para colhermos os frutos daquilo que semeamos. Ninguém planta e, imediatamente, colhe o que plantou. É necessário esperar, e esperar com paciência, mas quando todo o tempo é respeitado, a colheita é certa e bela.

"Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima." (Tiago 5:7,8)

Enquanto esperamos no Senhor e não em nossos próprios entendimentos, Deus vai nos fortalecendo para que suportemos até chegar o tempo dele em nossas vidas. Tem dias que parecem mais difíceis, mas creia em meio a tudo isso, pois o Senhor está lhe fortalecendo. Fite seus olhos n'Ele, não nas circunstâncias ou em si próprio, isso só lhe trará mais dor, cansaço, desânimo e fraqueza.

"Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor." (Salmos 27:14)



Você pode estar aí pensando o quão cansativo deve ser esperar. Mesmo com toda essa teoria, na prática, esperar é cansativo. Isso ocorre quando esperamos impacientes, andando de um lado para o outro, esperando em nós mesmos, sem fé e confiança. Certamente, é ruim esperar assim, mas Deus é tão bom que pensa nos mínimos detalhes. A Bíblia nos diz que Ele fortalece o nosso coração e renova as nossas forças para que não fiquemos exaustos. Esperar em Deus é não ficar cansado e enfraquecido, quando esperamos em total tranquilidade e confiança.

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:31)

Aqueles que esperam pacientemente em Deus são considerados bem-aventurados; porque alcançarão a misericórdia do Senhor e podem desfrutar da certeza de que alcançarão sua vitória. 

Jó, após tanto esperar, foi abençoado com o dobro de tudo quanto ele havia perdido (Jó 42: 10).

"Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso." (Tiago 5:11)

"Por isso, o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de equidade; bem-aventurados todos os que nele esperam." (Isaías 30:18)

Esperar em Deus não é algo fácil, mas é possível quando passamos a confiar n'Ele.

Gostaria de encerrar com um trecho de uma música do Ministério Zoe:

"Aquieta minh'alma, faz meu coração ouvir tua voz, me chama para perto, só assim eu não me sinto só. Porque na verdade eu descobri que tudo que eu preciso está em ti, mas meu coração é teimoso demais para admitir (...) Porque estás abatida ó minh'alma, porque se perturba dentro de mim? Espera em Deus, espera em Deus, espera em Deus (...)"

O segredo é confiar, é descansar...

"Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." (Romanos 8:25)

Até a próxima, com a graça de nosso Salvador.

Dioconisa Rulyanne Silva.

* Créditos da primeira imagem para Le Bullon


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...