sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A MULHER CRISTÃ E A VIDA MINISTERIAL


Olá pessoal!

Dando continuidade sobre o estudo da mulher cristã, nesta postagem, teremos a oportunidade de meditar em mais um dos papéis atribuídos a essa mulher: a vida ministerial.

O que é ministério?


Fiz uma breve busca nos dicionários disponíveis online, e uma definição da palavra da palavra "ministério" que me chamou a atenção foi: servir (Dicionário Informal, verbete ministério)! A palavra ministério em seu sentido literal está diretamente relacionada ao serviço, à execução de tarefas, trabalho ou até mesmo a um cargo ocupado por alguém.

A mulher cristã desde a antiguidade (cf. Provérbios 31) tem desempenhado inúmeras funções, tanto em sua intimidade com Deus, em sua vida conjugal como esposa, como mãe, dona de casa, em sua vida profissional, como também, na vida ministerial. Enfim, são muitas as atribuições, por isso, sinto-me no dever, como mulher cristã, de destacar a necessidade de foco, para evitarmos uma interpretação equivocada dessa multifuncionalidade da mulher.

É preciso desmistificar a ideia de mulheres atarefadas com tantas coisas, deixando muitas vezes de dedicar tempo aquilo que realmente é importante. A mulher cristã precisa aprender a planejar sua vida e rotina de uma maneira que possa desfrutar de momentos de descanso, de uma vida saudável, curtir a sua família e ter seu momento de intimidade com o Pai. Organizando sua vida, essa mulher estará sendo, também, sábia, como a própria palavra de Deus nos diz que a mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua (Provérbios 14:1).

Para que se possa focar no que realmente é importante, é imprescindível o descobrimento do chamado que Deus tem para cada mulher, ou seja, descobrir aquilo para o qual Deus a chamou para fazer. Isso evita desperdício de tempo e mulheres menos estressadas e cansadas com tantas coisas que, muitas vezes, nem foram chamadas para fazer.

Deus disponibilizou os dons espirituais e talentos para, justamente, serem usados no serviço, que ajudarão no aperfeiçoamento da vida ministerial da mulher cristã, a fim de que a obra de Deus seja glorificada. A mulher precisa reconhecer o seu chamado e alinhar os dons e talentos que Deus disponibilizou para ela ao seu ministério, a fim de que tal ministério seja próspero e eficiente.

Cada cristão tem a missão de anunciar o evangelho a toda criatura, Deus não fez distinção de sexo quanto à execução dessa tarefa:

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra." (Atos 1:8)

Observem que Deus comissionou a todos a função de levar a Sua Palavra, e, em todos os lugares, dos mais próximos até os mais distantes. Isso não significa que todas as mulheres devam sair arrumando as malas e pregando em qualquer lugar sem a direção de Deus! O que Deus está dizendo para cada um de nós é que devemos estar disponíveis para servi-lo da maneira que Ele quer e onde deseja nos enviar, sendo suas testemunhas.



É preciso haver disponibilidade para anunciar, mas, também, é preciso que sua vida seja, também, um testemunho. A mulher cristã cheia do Espírito Santo anuncia com sua própria vida, por onde passa, as virtudes do Reino, isto é adquirido através de uma vida pessoal com Cristo e dedicação ao estudo da Palavra.

Em relação ao servir e anunciar a palavra de Deus às pessoas, assim como Jesus nos comissionou, quero destacar uma verdade que, infelizmente, tem sido esquecida em nosso meio: a família também faz parte de nosso ministério. Ela é a nossa Jerusalém de Atos 1:8.

Diante de tantos entretenimentos, games, televisão, celulares, tablets, internet, existe algo precioso que não tem sido valorizado na maioria das famílias: o culto doméstico. Nós nos preocupamos em fazer a obra na igreja, em todos os lugares, mas esquecemos de fazer em casa. O culto doméstico é um excelente meio de evangelização e fortalecimento espiritual da família. Através do culto doméstico podemos compartilhar de forma breve e informal (oração de gratidão, pedidos e leitura da palavra) as verdades espirituais.



Ensinar aos filhos a Palavra de Deus e como conversar com o Senhor sobre coisas do dia-a-dia é uma herança que você tem oportunidade de proporcionar à sua família. Não esqueça que o cristianismo começa em casa. Seu ministério começa em casa.

Agora que você já entendeu que seu ministério começa em casa, vejamos a expansão desse ministério além dos muros do nosso lar. A Bíblia está repleta de exemplos de mulheres que serviram a Deus, vamos destacar apenas algumas aqui no nosso texto, para que possam nos servir de inspiração.

Vejamos o exemplo da profetisa Ana, viúva, que servia constantemente a Deus no templo com jejuns e orações. Ela nos chama a atenção pela dedicação a seu ministério, apesar de ser avançada em idade.

"E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade, e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia." (Lucas 2:36-37)

Débora, que foi juíza em Israel numa época em cada um fazia o que lhes parecia bem, conseguiu respeito do povo, ao destruir o poder cananeu exercido na época sobre Israel. A Bíblia relata que Débora era mulher profetisa, mulher de Lapidote (ou seja, era uma "dona de casa") e julgava Israel (Juízes 4:4). Isso nos diz que a autoridade do ministério de Débora vinha de Deus, e que as mulheres com família também são capazes de ter um ministério fora de sua casa, desde que respeitando as prioridades.



Priscila, esposa de Àquila, citada algumas vezes nas Escrituras, foi cooperadora do apóstolo Paulo juntamente com seu esposo, tendo desenvolvido um ministério de ensino da Palavra de Deus.

"Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus." (Atos 18:26)

Um ministério de bastante destaque exercido pelas mulheres no Novo Testamento era o de discipular,  ou seja, cuidar dos novos na fé. As mulheres mais experientes eram orientadas a ensinar às mais novas, servindo assim ao Reino de Deus, ao ajudarem a essas mulheres inexperientes em seu crescimento espiritual.



"As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem, para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." (Tito 2:3-5)

Um exemplo bastante conhecido de ministério feminino relacionado ao evangelismo é o da mulher Samaritana. Depois de seu maravilhoso encontro com o mestre Jesus, ela mesma retornou à sua cidade e ali contou tudo o que lhe tinha sucedido.



As mulheres também foram chamadas para evangelizar. Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e a mãe dos filhos de Zebedeu foram as primeiras a divulgar a ressurreição de Jesus Cristo. As mulheres estão plenamente envolvidas com o ministério de evangelização em todo Novo Testamento, e assim tem sido até hoje.

Ao estudar a Nova Aliança, é claramente visível a participação das mulheres como membros funcionais da igreja no evangelismo, na hospitalidade, em ofertas, no ensino da Palavra, na profecia, no discipulado, enfim, em todo o serviço do Senhor. O próprio apóstolo Paulo, constantemente, destacava a cooperação de mulheres em benefício do Reino.

"Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Saudai a Priscila e a Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus... Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor." (Romanos 16:1-3;12)

Em toda a Escritura, pode-se observar as mulheres sendo chamadas por Deus e cooperando com a obra salvadora, em alguns momentos exercendo papéis diferenciados dos homens, mas sempre ativas para aquilo ao qual o Senhor as chamou para fazer.



E, se você se sente incapaz de desenvolver o ministério para o qual Deus lhe chamou, eu deixo, para sua meditação, o seguinte versículo:

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriareis nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (2 Coríntios 12:9)

Força mulher, Deus está contigo!

Até a próxima, com a graça de nosso Salvador.

Dioconisa Rulyanne Silva.

* Créditos da primeira imagem para Le Bullon


2 comentários:

  1. Que bênção esse estudo! Como é bom saber que temos um.papel importante a serviço do Reino de Deus! Deus continue falando através de ti, minha irmã!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Bruna. Que Deus continue nos usando.

    ResponderExcluir

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...