sábado, 14 de abril de 2018

JESUS, UM COMPROMISSO COM O AMOR



Olá pessoal! Iniciarei, a partir desse texto, um breve estudo sobre um compromisso especial que tem mudado a vida de muitas pessoas: o compromisso com Cristo.

Diferentemente do que muitos pensam, a vida cristã não é apenas um "estilo de vida" ou a "declaração pública de uma religião"; ela implica num comprometimento com o Filho de Deus. E isto não é, como já dito, uma religião ou um estilo de viver, é uma escolha para a sua eternidade.

Um "compromisso" é um acordo firmado entre duas ou mais partes. Irei um pouco mais além nesta definição, afirmando que, quando esse acordo é realizado com a livre espontaneidade das partes, existe nele interesses que beneficiam todos os envolvidos.

E no compromisso com Cristo, qual o interesse dele? O que atrairia você nesse comprometimento?

No casamento, por exemplo, quando um homem e uma mulher decidem ficar juntos para o resto das suas vidas, o principal motivo que tem levado as pessoas a esse compromisso é o amor. Algo desperta o interesse de cada um de nós pelo outro. Através da convivência a dois, da intimidade, do conhecimento, o amor vai surgindo.

Mas o que nós despertamos em Cristo?




"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4:9,10)

O amor de Deus por nós não precisa de um motivo. Ele nos amou primeiro (1 Jo 4:19) quando ainda éramos pecadores. Diferentemente de qualquer relacionamento, Deus não precisa de uma razão para nos amar e Ele já demonstrou isso.

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8)




Deus é amor. O amor é um atributo de Deus. Ele nos concede seu amor e tem prazer em fazer isso. Ele, de boa vontade, nos predestinou para sermos seus filhos de adoção, por meio de Cristo, nos fazendo agradáveis a Ele (Efésios 1: 5,6). Aleluias!!!

Através da graça de Deus, recebemos aquilo que não merecemos, a exemplo, seu amor.

Quais as razões para amar a Cristo?

Hoje a humanidade carece de amor. Muitos procuram o amor em coisas que são passageiras, ou se frustam quando num relacionamento a outra parte diz "eu não te amo mais". As pessoas são falhas, a riqueza é finita, a beleza é temporária, mas o amor desinteressado de Cristo por nós, imerecedores, é grande e infinito.

"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo..." (Efésios 2:4,5)

"Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre." (Salmos 136:1)

Em qualquer tipo de relacionamento sempre desejamos entrega, respeito, dedicação da outra parte, etc. A falta desses fatores tem sido grande motivadora de desentendimentos e rompimentos nos relacionamentos, seja conjugal, amizade, familiar ou até profissional.

Com Cristo isso nunca será um problema, porque ele mesmo entregou a Sua própria vida por nós. Onde você encontrará amor assim?



"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2:20)

Quando, enfim, encontramos a pessoa amada, um amigo de verdade, sentimo-nos felizes por isso, mas, ainda assim, existe, ainda que minimamente, o receio de que tudo acabe. Com Cristo, nada, absolutamente nada, poderá nos separar do seu amor.

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:38,39)

Você ainda precisa de alguma razão para amar alguém que amou você sem nenhum interesse, oferecendo um amor infinito, de entrega total e com a garantia de que nada poderá lhe separar desse amor?

Esse amor é melhor que a própria vida.

"Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão." (Salmos 63:3) 

Seu amor por Cristo será construído à medida que você se relaciona com Ele, através do conhecimento da Sua Palavra e de momentos de intimidade e adoração.



Neste compromisso mais que especial, você faz uma escolha, e é isso que iremos ver na próxima postagem com a graça do nosso Salvador.

Fique atento e até mais, querido leitor.

Diaconisa Rulyanne Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...