terça-feira, 8 de janeiro de 2019

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA



Olá pessoal! 

No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor e Jesus Cristo é o seu filho amado. Que maravilha!

Esse compromisso firmado é totalmente baseado no amor incondicional de Cristo por nós e não há nada que possa nos separar desse amor. Todo compromisso implica numa escolha. Ao firmarmos uma relação com Deus, através de Jesus, não será diferente. Vejamos o que nos diz Lucas 9:23.
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz e siga-me."
Ao firmar um compromisso com Deus, estamos fazendo uma escolha, que implica em "negar-se a si mesmo", "tomar a sua cruz, diariamente" e "segui-lo".


1. Escolhendo negar a si mesmo



Isso sempre traz para nós a ideia de algo muito difícil de fazer porque reflete em renunciar as nossas vontades, aquilo que acreditamos como certo e no que satisfaz a nossa a carne. Nem sempre tudo isso está alinhado com a vontade de Deus para nós e é isso que nos choca, nos paralisa, nos confronta.

O que Jesus estava dizendo no texto de Lucas, citado acima, é que escolher vir após Ele significa colocar a vontade de Deus acima da nossa. Aceitar como certo o que nos diz a Palavra de Deus e não os grandes pensadores e filósofos, ou nossas próprias convicções, as quais são resultantes de tudo que aprendemos ao longo da nossa existência. Era simplesmente fazer aquilo que alegra o coração de Deus e não o nosso ou o de terceiros.

O nosso coração é falho, mas a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

Observe a colocação do versículo "se alguém quer vir após mim". Não somos nós que conduzimos, que guiamos; não somos nós que estamos à frente neste compromisso. Somos iguais a estes patinhos, seguindo a sua mamãe pata.



Comprometer-se com Deus é escolher ser guiado por Cristo, colocando as nossas vontades abaixo da dele.

Jesus ensina que nem todo aquele que O seguia - já que multidões sempre o seguiam - está unido a Ele, sendo verdadeiramente um discípulo. Para isso, é necessário mais do que andar após Ele, é necessária a negação de si próprio.

Negar a si mesmo é amar a Deus sobre todas as coisas, é negar os desejos da carne, é submeter-se a vontade de Deus e ajustar nossas convicções às verdades descritas na Palavra de Deus. É preciso moldar os nossos pensamentos e ações ao que disse o apóstolo Paulo, em sua epístola aos Filipenses.
"Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo." (Filipenses 3:7)

2. Escolhendo tomar a sua cruz



Escolher tomar a nossa própria cruz implica que, assim como somos participantes das bençãos advindas do compromisso com Cristo, também somos participantes das aflições.

No caminho ao Calvário, Jesus sofreu levando a cruz, para, no fim, ser glorificado por Deus. Quando nos comprometemos com Ele, temos um longo caminho a percorrer até o dia em que seremos, também, glorificados. Nesse percurso, por amor a Cristo, passaremos, algumas vezes, por vergonha, dor ou humilhação, pelo simples fato de estarmos unidos a Ele. Mas não podemos nos esquecer de Cristo venceu, e nós, também, venceremos!

É necessário tomar a cruz todos os dias, lembrar e mostrar aos que estão ao nosso redor que estamos comprometidos com o Reino de Deus, com seu Filho amado. Jesus mesmo disse: "E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim" (Marcos 10:38). 




3. Seguindo

É acompanhar os passos de Cristo, tomando como exemplo a sua caminhada. Isso só ocorre após negar a si mesmo e tomar a sua cruz. 

Seguir a Jesus é algo totalmente possível. Após firmarmos uma aliança com Deus, através de Jesus Cristo, receberemos a salvação e o Espírito Santo, que passa habitar dentro de nós, ajudando-nos no processo da santificação que inclui o negar a si mesmo, a submissão, a obediência à Palavra de Deus, o comprometer-se com o Reino de Deus e outras atitudes.



É muito importante seguir ao mestre, ser seu imitador, para que se possa ser digno Dele, num compromisso baseado no amor, e que nos conduz a salvação eterna.
"Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados," (Efésios 5:1)
Escolha, você, comprometer-se!

Diaconisa Rulyanne Silva

UM COMPROMISSO, UMA ESCOLHA

Olá pessoal!  No post anterior, vimos que comprometer-se com Cristo é assinar um contrato com o próprio amor, porque Deus é amor ...